CONTROLE FINANCEIRO - Contas a Receber

 Dúvidas entre em contato: https://lccursos.webnode.com/contato/

NOTA: O  modelos de Controle é sugestão simplificada para quem vai fazer controle manual ou planilhas no Excel, lembrando que  existem sistemas de automação no mercado com valores acessíveis, porém não acessível para quem esta começando um Empreendimento ou para Empresas que estão inseguras com o investimento.
 
Controle das Contas a Receber

É muito importante, pois é através dele que a Empresa saberá os valores a receber, e percentual de inadimplência.

Ferramenta indispensável nos procedimentos de Cobrança.

Um Controle sem planejamento pode acarretar prejuízo para a Empresa. 

O Profissional do Contas a Receber deve estar sempre pronto a negociar com Clientes e Instituições Financeiras. 

Procedimento de Execução 

Assim que efetuada uma venda, seja ela a vista ou a prazo esse lançamento/registro deve ser efetuado. 
Quando o recebimento for efetivado deve ser informado o dia do recebimento, valor de Juros/Multas e forma como o Cliente efetuou o pagamento.

Para efetuar a cobrança observe o procedimento interno da Empresa pois pode variar.

Cobrança efetuada através de boletos bancários - Fique atento, essas cobranças podem gerar tarifas, esteja sempre pronto a negociar com o Banco que realizará o processo de recebimento.
Atenção também aos casos onde o Cliente por algum motivo, quer  efetuar o pagamento sem utilizar o boleto, é comum Cliente ligar pedindo para depositar o valor em conta corrente, nesse caso observe se haverá cobrança por parte do Banco pela inutilização do boleto. 
Analise também a isenção dos Juros/Multas para Clientes que pagam com atraso e pedem desconto.

Muita atenção também aos boletos que foram utilizados em antecipações de recebimento (negociados com Instituições Financeiras), pois assim que negociados você deverá considerar como valores recebidos, e no vencimento deverá acompanhar através do extrato bancário se o Cliente efetuou o pagamento. Esse procedimento se mau executado pode trazer prejuízos irreversíveis para a Empresa.

 


Exemplo Planilha do Controle das Contas a Receber:


 PREVISTO

REALIZADO











Nome do Cliente Vencimento Valor a Receber Valor RecebidoJuros/MultaData do Recebimento Forma Banco

















































Total
R$ R$




Lembrete:  É importante que os lançamentos dos valores a receber sejam lançados em planilhas por dia de vencimento, as vendas a vista também devem ser lançadas.

Faça esse controle diariamente.

A medida que os recebimentos forem efetuados informe o valor recebido, se houve multa/juros, data de pagamento e a forma de pagamento pelo Cliente (dinheiro, cheque, cartão), se necessário informe o banco da sua conta bancária  onde entrou a importância.

Clientes que pagam com atraso e pedem isenção dos juros/multas, analise antes, pois se a cobrança estiver com registro em Banco, este não te isenta de tarifas e as vezes seu Fornecedor também não te isenta dos juros/multas no caso de pagamento com atraso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTROLE FINANCEIRO - Contas a Pagar

CONTROLE FINANCEIRO - Fluxo de Caixa