CONTROLE FINANCEIRO - Contas a Pagar


NOTA: O modelo de Controle é  sugestão simplificada,  para quem vai fazer controle manual ou planilhas no Excel, lembrando que  existem sistemas de automação no mercado com valores acessíveis, más não acessível para quem está começando um Empreendimento ou para Empresas que estão inseguras com tal investimento.


Controle das contas a pagar 

Teoricamente um controle simples, porém,  se  executado de forma incorreta pode gerar grandes prejuízos a Empresa, um controle de pagamentos errados gera informações erradas para o custo, fazendo com que o preço de venda seja calculado de forma errada afetando assim a lucratividade.

O Profissional da área deve estar sempre pronto a negociar com Fornecedores e Instituições Financeiras.
Procedimento para execução do Controle das Contas a Pagar: 

Despesas Fixas: São aquelas contas que a Empresa deve pagar indiferente de estar vendendo ou não o seu produto ou serviço,
os valores podem variar más elas estarão presentes mensalmente.
Exemplo  -  Contas de: Luz, água, Salários e Encargos, Internet/Telefone, Retirada dos Sócios, Contabilidade, Aluguel, etc...

Como essas contas independem das vendas, elas podem ser registradas no Controle pelos próximos seis, doze meses ou mais, observando apenas se a variação dos valores não estão muito além ou aquém do esperado/previsto.



As contas que dependem das vendas para ocorrer, devem ser lançadas assim que efetuadas as compras.
Exemplo: Matéria Prima, Produto para Revenda, etc... 

O Setor das Contas a Pagar deve estar integrado ao Setor de Compras, devendo o Comprador informar
no mínimo o valor da compra, data de vencimento, nome do Fornecedor,  ao Contas a Pagar assim que uma compra for efetuada.

Diariamente esse esse controle deve ser analisado e se necessário efetuar lançamentos.


Os pagamentos também devem ser realizados conforme vencimento da dívida. Não deixar de ser informar: O valor pago, a data do pagamento, se houve pagamento de juros/Multas, se houve desconto.

Observe também seu extrato bancário, pois as tarifas debitadas na conta corrente, se devidas, deverão ser lançadas no Controle.


 Não esquecer de outros Contratos que podem ser lançados assim que firmados. 

Profissionais que trabalham com orçamento pré estabelecido devem estar sempre atentos e analisando os valores orçados x valores pagos.

Observe também se os pedidos de compra estão sempre acompanhados por uma Pesquisa de Preços, para manter a saúde financeira de qualquer Empreendimento é necessário uma boa negociação das Compras.

Se a Empresa estiver com o Fluxo de Caixa apertado, esteja sempre pronto a negociar com Fornecedores, pois poderá precisar de prorrogação da data de vencimento.

Exemplo Planilha 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTROLE FINANCEIRO - Contas a Receber

CONTROLE FINANCEIRO - Fluxo de Caixa